Coworking


O programa Coworking tem o objetivo de integrar ao ambiente das escolas do Centro Paula Souza este novo modelo de trabalho, proporcionando motivação, aprendizagem e oportunidades para os alunos.

Os espaços de coworking apontam para o futuro do trabalho. Na economia criativa, digital, empreendedora, o trabalho é organizado a partir de projetos, em grupos, por tempo limitado e com desafios sempre diferentes. Não vai mais existir clara distinção entre aprender e trabalhar.

Por isso faz todo o sentido instalar esses espaços de trabalho nas escolas. Tanto para alunos iniciando suas carreiras na economia criativa quanto para os profissionais que precisam destes espaços para desenvolverem seus projetos.

A presença deles na escola traz impactos motivacionais, pedagógicos e gera oportunidades para os estudantes. Os usuários externos do espaço sabem que devem ajudar para uma melhor formação dos alunos. É sua contrapartida pelo acesso ao espaço.

Inovação e empreendedorismo requerem competências como atitude, comprometimento, liderança, e outras soft skills que não podem ser adquiridas apenas na sala de aula tradicional. É preciso também a vivência em projetos reais e interação com diferentes profissionais e conhecimentos.

A Inova Paula Souza tem buscado apoio de parceiros para implantar e testar diversas configurações de ambientes para trabalho de coworking nas unidades do Centro Paula Souza ou próximas a elas. Alguns projetos incluem também espaços maker e de prototipagem, incubadoras e aceleradoras de empresas.

Em 2018 teremos o início da operação piloto desses espaços em algumas unidades, na expectativa de expandir o programa para toda a rede nos próximos anos.